Postagens populares

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

JESUS, O SENHOR II

           Procuramos ter uma compreensão clara de quem é Jesus, a quem nós recebemos pela fé, em nossa vida, a fim de evitar os desvios e males que tem se verificado no cristianismo atual. Se o cristianismo é Cristo, como disse alguém, então devemos conhece-lo e confessa-lo como Ele é, para que o cristianismo seja o que deve ser.
                        Veremos porque Ele é salvador e qual deve ser nossa posição diante dele.

1- NOS EVANGELHOS
                         A Pessoa de Jesus. Os quatro evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João, contam a vida de uma pessoa: Jesus a fim de seus leitores crerem nele. Não tiveram intenção de apresentar uma teoria religiosa, ou um ensino espiritual, bonito e sistematizado, que por si só trouxesse a salvação ao leitor. Não encontramos nos evangelhos nenhuma explicação completa do sentido redentor do sofrimento, morte e ressurreição de Jesus. Isso foi feito mais tarde pelos apóstolos, mas Jesus não apresenta a sua futura morte como a solução para o pecado do homem. Ele importava-se com a reação ou atitude dos homens à sua pessoa. Se cressem nele, aceitariam seus ensinos e seriam levados a segui-lo. Se não cressem nele, não aceitariam seus ensinos e o rejeitariam como pessoa.
                          A Salvação. Os evangelhos mostram que Jesus é Salvador porque Ele é Senhor. É uma salvação bem concreta, não espiritual apenas. Jesus livra uma mulher presa 18 anos a uma enfermidade (Lc.13.16), salva um jovem possesso de espírito imundo (Lc.9.42), recebe uma mulher pecadora, perdoa seus pecados declara a sua salvação (Lc. 7.37-39, 48-50), salva os seus discípulos de uma situação de perigo no mar, por seu poder como Senhor da criação, suscitando a pergunta: "Quem é este que até os ventos e ondas repreende e lhe obedecem?" (Lc.8.22-25). Por ser o que é, Jesus pode salvar.

2- A MENSAGEM APOSTÓLICA
                           A igreja primitiva cresceu sob o impacto da mensagem que apresentava Jesus como Senhor e por isso, aqueles que a Ele se submetem, recebem perdão de pecados (Atos 2.36-38; 5.31,32). A salvação é consequência da rendição pessoal do homem a Jesus como Senhor. 
                            Jesus morreu e ressuscitou não somente para nos dar a salvação, mas especialmente para ser  Senhor (Rm. 14.9), pois por sua morte e ressurreição, Ele libertou-nos do pecado e da condenação, para sermos dele, sua propriedade, resgatados para sermos possuídos por Ele, (Apoc. 5.9,10).
                             Ele salva o homem que o confessa como seu Senhor (Rm. 10.9). Portanto, a salvação está intimamente relacionada com o Senhorio ou Reinado de Jesus Cristo. Não podemos receber a pessoa de Jesus pela metade, ou seja, aceitá-lo como salvador, mas não como Senhor, pão da vida. O cristianismo descomprometido e superficial de muitos hoje, é resultado de um evangelho pela metade, uma salvação sem nova vida, sem submissão, sem transformação, um salvador que não é senhor!

                             Concluímos que Jesus é Salvador porque é Senhor. Dai então, podermos ter a certeza da salvação, não por nossos méritos baseados em atos feitos por nós, mas em que Ele garante porque é Senhor. Sem a certeza da vida eterna, não é possível vivermos bem a vida cristã e crescermos.
                             A Bíblia garante que podemos ter a convicção da salvação, por que é dom de Deus, é recebida pela fé, o Espírito Santo testifica e confirma e o Senhorio de Cristo sustenta.

                             A Deus Toda a glória!

                             Pela coroa real do Salvador!



Presb. Nivaldo
                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário